A vida mais fácil para pais e professores com iPad

Posted on Jun 11, 2013 in Bastidores do iPad | No Comments
A vida mais fácil para pais e professores com iPad

Ontem, a Apple inovou. De novo. Muita coisa nova foi apresentada na abertura do WWDC, para a alegria de desenvolvedores de software. Mas o que me deixou feliz foram algumas coisas simples que ocuparam pequenos 5 minutos do keynote de 2 horas.

10-icone-ios-7A platéia não parava de aplaudir cada nova implementação do iOS 7 – o update do sistema que a gente usa em nossos iPhones, iPads e iPod Touches. O pessoal que cria programas e aplicativos para essa plataforma tem muito o que comemorar. A Apple deixou claro que quer facilitar a vida dessa turma e listou uma série de números provando que vale mais a pena desenvolver produtos para a Apple do que para Android, Windows e outros sistemas.

Screen Shot 2013-06-11 at 7.34.13 AM

Dado o tipo de audiência e o teor do tema abordado nesse evento, foi importante ouvir as palavras “pais”, “professores”, “bloqueio” e “crianças” no meio do discurso. Segundo Eddy Cue, a nova App Store vai deixar a vida da gente muito mais fácil na hora de escolher apps para crianças. A loja foi remodelada e agora vai oferecer a possibilidade de pesquisar aplicativos por faixa etária, dentro de uma categoria exclusivamente dedicada a conteúdo infantil.

kids

Para quem usa o iPad com crianças, em casa ou na sala de aula, essa pequena mudança traz conseqüências importantes:

  • No mínimo, vai ficar mais fácil escolher o que baixar para o iPad das crianças – hoje em dia, eles ficam misturados em outras categorias (games, educacional etc) e a gente precisa investir muito tempo descobrindo o que é legal ou não (a não ser que você siga o nosso site ;-));
  • A nova categoria abre a possibilidade de que a Apple comece a olhar com mais atenção o conteúdo infantil. Talvez seja possível controlar o número de compras internas, deixar mais claro que aplicativo tem publicidade e acesso a redes sociais, além de permitir novos mecanismos específicos para ajudar pais e educadores a selecionar com mais critério os apps infantis.

Há alguns meses, um novo link apareceu no menu da App Store, trazendo um guia de uso do iTunes para pais. Juntando isso ao que foi apresentado na Conferência e ao papo muito sério que tem rolado entre sites que lidam com conteúdo digital infantil, a expectativa é que a Apple realmente olhe com mais carinho para o que as crianças usam em seus aparelhos. Com isso, a tendência é ver os desenvolvedores entrarem na linha para também criarem produtos que não se aproveitem dos pequenos para faturar de modo pouco transparente (sabia que tem apps infantis que oferecem um total de até US$ 140 em compras internas???).

Screen Shot 2013-06-11 at 9.25.58 AM

E por falar em segurança, o Safari do iOS 7 traz a possibilidade de ativar bloqueios (parental controls) com facilidade. E para os maníacos por iPhone/iPad, atenção: agora dá para você selecionar um tempo máximo de uso do telefone, do Face Time e de mensagens de texto. Não seria legal se isso ajudasse a gente a esquecer dos aparelhinhos enquanto está com outras “pessoas de verdade”?

Screen Shot 2013-06-11 at 7.37.30 AMOutra novidade é o Apps Near Me (apps perto de mim). O iOS 7 vai permitir que a gente descubra quais os aplicativos que estão sendo mais utilizados à nossa volta, de acordo com nossa localização geográfica. É bem interessante e pode ajudar a descobrir apps novos em diferentes situação: na escola, no parque, no restaurante…

E para alegria dessa que vos escreve, o iOS 7 vai fazer automaticamente os updates de todos os aplicativos. Se você considerar a quantidade de apps no meu iPad, isso é realmente uma mão na roda!

Screen Shot 2013-06-11 at 9.46.09 AM

Pra quem não se cansa de fotografar e filmar as crianças, vai ser legal descobrir as novidades da câmera (que agora oferece filtros e diferentes formas de clicar – incluindo tela cheia e panorâmica), do álbum de fotos (que organiza aquele monte de cliques por eventos, datas ou localização) e do AirDrop, que agora aparece nos aparelhos (você pode compartilhar fotos e filmes com quem estiver por perto, rapidinho).

Screen Shot 2013-06-11 at 9.46.39 AM

Finalmente, é bom saber que a Apple está investindo forte na questão da vida da bateria dos aparelhos – de computadores e de gadgets. Quem sabe eu também não possa parar de levar meus carregadores para lá e para cá?

Agora, é esperar o lançamento oficial do sistema, prometido para o final do ano…

 

 

Leave a Reply