Aprendendo em volta do iPad: apps de tabuleiro para a família

Aprendendo em volta do iPad: apps de tabuleiro para a família

Muita das críticas feitas ao iPad é que ele estimula o uso individual do jogador, fazendo com que as crianças passem horas olhando para a telinha sem brincar de verdade. Claro que há várias contradições nessa colocação:

• os pais devem estabelecer o tempo máximo que seus filhos podem usar com gadgets (e TV!)

• as crianças devem saber de situações em que podem e que não devem usar os aparelhos digitais

apps bem escolhidos, de qualidade e pertinentes para cada faixa etária também são brincadeira de verdade

• o uso do iPad por crianças pequenas deve ser feito junto com adultos etc.

Leia também… Tempo de tela para crianças: quantidade x qualidade

Ou seja: como tudo na vida, essa é mais uma questão de equilíbrio e sensatez. Essa é a voz corrente entre pais, educadores e desenvolvedores que respeitam os pequenos usuários. E é o caso da Ardozia, que já apresentamos aqui no site. Em 2014, eles lançaram dois jogos de tabuleiro que podem ser jogados com ou sem o iPad – e sempre por mais de um jogador ao mesmo tempo. É o tipo de iniciativa que procura unir o melhor dos mundos off e online para divertir e educar as crianças.

Tri Tri é um jogo simples sobre o círculo cromático. Na versão app, até 4 jogadores ficam em volta do iPad e vão manuseando cartas digitais conforme as cores que o tabuleiro principal pede. Se você não tiver a cor pedida, pode comprar cartas e assim por diante. A mesma brincadeira pode ser feita com os baralhos “de verdade”, que você pode encomendar online. Assim, escondido por traz do game, está o princípio de que o importante é a atividade e não necessariamente o meio onde ela acontece.

Outra coisa bem importante sobre o Tri Tri é que ele foi desenvolvido com o ColorADD®um projeto que busca formas de ajudar daltônicos – pessoas que são conseguem identificar cores. Cada ficha do jogo tem uma cor e uma pequena forma correspondente. Assim, quem não consegue identificar a peça pela cor pode jogar se concentrando nas formas. É um trabalho interessante de inclusão que ganha um aliado nesse app.

O jogo mais recente da Ardozia é o Multipli, que ajuda a treinar a tabuada de forma divertida, também nas opções app e cartas. Desenvolvida junto com a Alfiii, o app tem 4 níveis de dificuldade, possibilitando o uso por crianças de diferentes idades. Desde o lançamento, o Multipli há ganhou destaque na App Store por ser uma forma divertida de trabalhar pensamento lógico e conceitos matemáticos– uma espécie de reforço escolar, e por estimular esse aprendizado/diversão junto com outras crianças ou com a família.

Essas e várias outras iniciativas deixam claro que é possível brincar e aprender no iPad com qualidade e sem ter necessariamente crianças estilo zumbi em frente a uma telinha brincando de dar tiros em gatos… Bom jogo para vocês 😉

tritri iconTriTri

Grátis. Em Português.

Sem publicidade, sem acesso desbloqueado a redes sociais. Compra interna: libere até 4 jogadores simultâneos.

DOWNLOAD

 

 

multipli iconMultipli

US$ 2,99. Em Português.

Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso desbloqueado a redes sociais.

DOWNLOAD

 

 

Leave a Reply