Como o digital pode ajudar a preparar o aluno do futuro

Posted on Mar 27, 2015 in Para estudar, Pensamentos sobre o iPad | 5 Comments
Como o digital pode ajudar a preparar o aluno do futuro

Nunca se falou tanto sobre como o modelo de escola do país está falido. Voltado para o passado. E é verdade: na maioria das escolas, os alunos ainda sentam quietos (quando conseguem) ouvindo o professor reproduzir o que leu nos livros didáticos. É a prática de reproduzir conhecimento e, depois, testar o quanto do conhecimento o aluno absorveu.

Isso funcionava até o século passado, em que a gente precisava de um conteúdo finito que usaria em toda nossa vida profissional. Naquela época em que se escolhia entre ser advogado, engenheiro ou médico.

Prof Eunice Soriano de Alencar, Instituto de Psicologia da UnB: projetar o ensino para o futuro - a criatividade na Educação

Prof Eunice Soriano de Alencar, Instituto de Psicologia da UnB: projetar o ensino para o futuro – a criatividade na Educação

Esse tempo passou e vem mudando aceleradamente. Nossos filhos vão ter profissões que ainda não existem. Ao mesmo tempo, o conteúdo que antes estava depositado no professor agora está digitalizado (e sendo atualizado minuto a minuto) na web. Para piorar um pouco, nós vivemos num período de instabilidade econômica e social, em que ninguém sabe ao certo o que vai acontecer nos próximos anos. Ou seja: não é mais eficiente jogar conhecimento estático no colo dos alunos.

4Cs poster

Tudo isso coincide com o surgimento do iPad e outras tecnologias que têm entrado aos poucos nas salas de aula. E é um encontro perfeito. Se usado direitinho, dentro das propostas curriculares, o digital ajuda a promover os 4Cs, as novas competências que devem ser desenvolvidas na escola: Criatividade, Pensamento Crítico, Colaboração e Comunicação. São essas competências que o mercado de trabalho busca hoje. Aliás, estudos comprovam que essas habilidades estão em primeiro lugar no ranking da procura das grandes empresas – e que conhecimentos técnicos figuram lá longe, no fim da lista. E tem mais: os empregadores reclamam que não existe gente com essas qualidades para contratarem.

Isso tudo significa que o professor pode finalmente se ver livre de empregar todo o tempo de aula pregando do púlpito e passar a pensar criativamente em formas de oferecer experiências que realmente coloquem o aluno em contato com a prática. E, a partir daí, ele apresenta os conceitos da matéria, que serão entendidos fácil e intuitivamente – ao contrário do decoreba da minha época.

Robótica, coding: aprender fazendo

Robótica, coding: aprender fazendo

Também significa que é possível unir várias disciplinas para oferecer uma experiência por tópicos (história, matemática e geografia juntos na experiência do Primeira Guerra, por exemplo). O resultado é ter alunos interessados, estudando pelo prazer de estudar, e praticando protagonismo, buscando soluções para problemas, trabalhando colaborativamente e levantando hipóteses, ao lado do professor que passa a ser um mediador, orientando esses caminhos, trazendo temas relevantes para o debate, criando projetos relevantes e focando muito nas habilidades sócio-emocionais.

iPad como ferramenta que amplia experiências de conhecimento

É uma época muito instigante para estar no papel de estudante e de professor. E acredito fortemente que o digital vai ser uma ferramenta que ajudará as escolas a trilharem esse caminho incontornável. Tenho pesquisado muito, conversado com empreendedores e educadores, e muitos projetos e pensamentos inovadores estão no ar.

iPadnaEscola mini logo.001

 

5 Comments

  1. ipadfamilia » DIY: de bonecas a astronomia, faça você mesmo
    14/05/2015

    […] E essa colaboração pode ser entre as próprias crianças, incluindo as de diferentes idades, e ent… Ao invés de dar respostas e manuais, pais e Educadores podem dar ideias, incentivar novos modos de enxergar problemas e dar dicas de como achar uma solução. Com o advento da web, essa colaboração implica em compartilhar descobertas, pesquisar soluções e pedir ajuda também a pessoas que não estão necessariamente no mesmo lugar em que a gente. […]

    Reply
  2. ipadfamilia » Pequenos construtores no iPad: Sago Mini Toolbox
    07/05/2015

    […] dessa geração. O mercado de trabalho não quer mais gente que decorou fórmulas na escola. Está buscando profissionais capazes de buscar soluções inovadoras aos problemas, que analise as coisas de diversos ângulos e que tenha iniciativa para desenvolver projetos. Sigo […]

    Reply
  3. ipadfamilia » Crazy Gears: Robótica no iPad
    16/04/2015

    […] vez mais vemos pais e escolas inserirem a Robótica no dia-a-dia de crianças, mesmo as menorezinhas. Além de ser bem divertido, mexer com […]

    Reply
  4. ipadfamilia » Criando Robôs no iPad
    09/04/2015

    […] tudo simples de usar, com as ilustrações lindas de Owen Davey, e sem limites de tempo ou regras. É uma bela aula de introdução à robótica para as crianças e os ajuda a prestar atenção a mec… Ah: e não é porque se trata de robôs que esse é um “app de menino”, […]

    Reply
  5. ipadfamilia » Muita #Tech e pouca #Ed: lições do Edu4.me 2015 SP
    31/03/2015

    […] que ajudem na revolução do segmento. Como o ipadfamilia está cada vez mais imerso no papo sobre inovação na Educação, fui lá conferir e minha conclusão é de que a conferência focou muito em startups e quase nada […]

    Reply

Leave a Reply