Construindo um mundo inteiro no iPad: Hoopa City

Construindo um mundo inteiro no iPad: Hoopa City

Provavelmente, você já viu por aí um dos muitos aplicativos do Dr Panda. São games com muitos recursos e opções para as crianças fazerem de conta que são médicos, mecânicos, cabeleireiros, chefs… A última produção da Tribe Play é o Hoopa City. Uma verdadeira página em branco para as crianças preencherem com casas, lojas, lagos, escolas, parques, pistas de skate, hospitais e… São muitas opções. Esse é um app sem missões e sem pontos, onde cada usuário pode criar o mundo em que vários animais vão viver. E é divertido demais.

Tudo começa bem simples, para nos entendermos com o sistema de criar coisas e lugares para a nossa cidade. A criança escolher fazer estradas, casinhas, plantar árvores. A cada nova criação, vemos os habitantes da cidade começarem a usar as benfeitorias. O elefantinho pega o trem, um macaquinho vai andar de skate no parque e mais bichinhos vão surgindo na tela.

h4

Então é que a diversão de verdade começa. A criança descobre que, se combinar comandos de ação, consegue criar construções diferentes e cada vez mais elaboradas. E a cada descoberta eles ficam maluquinhos de alegria. Por exemplo: selecione estrada + energia elétrica e construa uma estrada de ferro. Faz sentido, certo? Pois é esse mix de diversão e associação que fazem o usuário criar hipóteses e testar raciocínios baseados em associação. Por exemplo: “o que acontece se eu selecionar água e planta?”. Confira o trailer:

O fato de a brincadeira não ter uma sequência certa a seguir ou premiações e hora para terminar deixa a criança livre para explorar a vontade. Aos poucos, eles começam a pensar como planejadores e se perguntam que tipo de casa deve existir perto do lago, onde é necessário colocar um hospital, que caminho os ônibus devem percorrer para todos terem condução etc. Ou seja: há desafios ricos para diferentes faixas etárias.

h3

Bônus para o desenvolvedor: logo que o app foi lançado, sentimos falta da opção de salvar o mundo que estávamos construindo, para podermos  continuar a brincadeira depois e para que outros jogadores tivessem seus próprios mundinhos salvos. No último update eles colocaram essa opção para rodar e adoramos. É sempre bom ver desenvolvedores que realmente dão atenção ao feedback da gente 😉 Também foi criado uma espécie de dicionário visual que vai mostrando que tipo de combinações de comandos criar determinadas construções no app. É só dar uma olhada para ver a riqueza de opções e o cuidado com os detalhes que existem no trabalho desse pessoal.

h2

Para resumir: essa é uma releitura dos apps de criar “mundos” perfeita para crianças pequenas. Aqui em casa, cada nova criação vira cenário para narração de histórias (“Agora, o Panda vai para a escola e a mamãe vai ao parque”). Por isso mesmo, é um game que é usado com frequência e tem vida longa no iPad. Vale o investimento. E, cá entre nós, vale também brincar de divindade criadora quando os pequenos não estão usando o iPad – é bem divertido para adultos também.

Screen Shot 2014-10-21 at 8.53.04 AMHoopa City, Tribe Play

US$ 2,99. Também em Português.

Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso desbloqueado a redes sociais.

Download_on_the_App_Store_Badge_US-UK_135x40

1 Comment

  1. ipadfamilia » Brincando de Bombeiro no iPad
    11/12/2015

    […] A gente já curte o trabalho da Dr Panda Games há tempos: são apps bem elaborados, cheios de detalhes e interações inteligentes e que estimulam o brincar livre, sem limite de tempo, pontuação etc. Todos são uma espécie de faz-de-conta digital, como as crianças curtem fazer com brinquedos offline e amigos. […]

    Reply

Leave a Reply