Cozinhando com o iPad: KidECook

Posted on maio 13, 2013 in 0 a 4 anos, 4 a 8 anos, Apps, Para fazer junto | 3 Comments
Cozinhando com o iPad: KidECook

Tinha que vir da França um aplicativo feito para as crianças começarem a curtir a gastronomia. O KidECook, da Chocolapps, é bem bonito, de interação simples e gostoso de brincar. Mas o que a gente achou mais interessante é a possibilidade de levar a farra para a cozinha de verdade.

Irmãos testando o app na cozinha de verdade

Irmãos testando o app na cozinha de verdade

Ao iniciar o aplicativo, a criança pode escolher uma das receitas disponíveis. Elas variam em grau de dificuldade: vão desde moranguinhos fatiados com açúcar até pudins e panquecas. Escolhida a gostosura da vez, é preciso seguir a receita passo-a-passo e procurar ingredientes e utensílios no armário, na geladeira etc. Dá para usar o forno e o fogão (com total segurança ;-)), mexer as misturas e ver os ingredientes mudando de cor, fervendo e tudo o mais.

screenshots_ipad_04

O legal é que as receitas funcionam também “fora do iPad”. Então, você pode transformar o jogo numa atividade divertida em família num fim-de-semana, por exemplo. Criança adora mexer na cozinha – e testar as receitas! Além disso, você sabia que seguir receitas é um bom jeito de aprender matemática? Sim! A gente trabalha conceitos de quantidade, frações, tempo, volume, tamanhos… E é importante essa possibilidade de trazer o real para o digital e vice-versa. É um lembrete de que o app que os pequenos curtem no iPad vem de uma experiência muito gostosa das vida analógica.

ecook_legenda.003

 

Atenção: Página inicial pede e-mail para cadastro. Sem acesso a redes sociais.

3 Comments

  1. Janaína de Pádua
    11/09/2013

    Gostaria de saber mais sobre esse jogo de cozinha…

    Reply
    • Maria Claudia
      23/09/2013

      Oi, Janaína, tudo bem? Ele é bem divertido e ajuda a trabalhar leitura e matemática – a criança precisa ler as receitas e colocar as quantidades certinhas de cada ingrediente. As ilustrações são bem bacanas e é relativamente fácil entender como funciona tudo. O pessoal da produtora colocou a opção de Língua Portuguesa e nós adoramos. Um abraço,
      Maria Claudia

      Reply
  2. iPad Família » 7 Erros: do jornal para o iPad
    09/07/2013

    […] As imagens usadas para o joguinhos vêm dos outros aplicativos da Chocolapps, principalmente dos recontos que eles já produziram (Três Porquinhos, Cachinhos de Ouro e muitos outros, num total de 30 aplicativos). A gente já avaliou um outro estilo de aplicativo deles aqui, o Kids e-Cook. […]

    Reply

Leave a Reply