Crazy Gears: Robótica no iPad

Posted on Apr 16, 2015 in 4 a 8 anos, Apps, Para descobrir o mundo | No Comments
Crazy Gears: Robótica no iPad

Cada vez mais vemos pais e escolas inserirem a Robótica no dia-a-dia de crianças, mesmo as menorezinhas. Além de ser bem divertido, mexer com peças mecânicas, manivelas, roldanas e outras engenhocas é uma ótima maneira de inspirar o interesse pela Matemática e pela Física de um modo que vai além da decoreba de fórmulas.

Robôs controlados por iPad para crianças (g1.globo.com)

Robôs controlados por iPad para crianças (g1.globo.com)

Entendendo como esses mecanismos funcionam, a criança está apreendendo tamanhos, proporções, causa e efeito, conexões, ângulos… Quando têm liberdade para explorar tudo isso a fundo, elas começam a juntar peças e montar suas próprias máquinas, descobrindo que também são criadores. E essa é uma lição essencial para os alunos desse século. Afinal, eles não são mais apenas consumidores passivos de conteúdo, mas autores, co-autores e remixadores de tudo o que está disponível.

Alunos de robótica adaptam brinquedos para crianças deficientes (www.ionline.pt)

Alunos de robótica adaptam brinquedos para crianças deficientes (www.ionline.pt)

Para quem ainda não está familiarizado com o mundo da Robótica, uma opção bacana é dar os primeiros passos com o Crazy Gears. Um app excelente que funciona como uma espécie de bancada com parafusos, elásticos, roldanas e manivelas para serem explorados no iPad. Apesar de ser tudo em 2D, é um bom primeiro passo para esse universo da Engenharia.

Cada tela é uma espécie de puzzle que a criança resolve usando raciocínio lógico e testando possibilidades. Os objetos imitam os efeitos que teriam no mundo real e os puzzles vão ficando mais complexos a cada etapa do game. O que começa com uma correia e dois parafusos pode acabar com dezenas de objetos diferentes numa só tela. Mas, ao passar por cada etapa, a criança vai criando formas de lidar com os problemas propostos e ganha aquela sensação gostosa que todo mundo tem ao resolver um novo desafio. Obviamente, isso só funciona mesmo num ambiente livre de regras, cronômetros e pontuações como o desse app 😉

Mais apps Seven Academy: A Cigarra e a Formiga

Depois de usar algumas vezes o app, minha filha começou a lidar de modo diferente com seus Legos, por exemplo. E já está com mais autonomia para criar engenhocas simples usando outros objetos, buscando soluções e improvisando com seus brinquedos. É particularmente bacana ver uma menina em meio a esses objetos que, por tanto tempo, foram considerados masculinos – assim como a própria Engenharia. Quem sabe ela não cresça com menos trauma para as Ciências Exatas que a mãe dela?

crazygears iconCrazy Gears, Seven Academy

US$ 1,99. Também em Português. A partir de 4 anos.

Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso desbloqueado a redes sociais. Atenção: acesso ao Game Center.

DOWNLOAD

 

Leave a Reply