Crazy Gears: Robótica no iPad

Cada vez mais vemos pais e escolas inserirem a Robótica no dia-a-dia de crianças, mesmo as menorezinhas. Além de ser bem divertido, mexer com peças mecânicas, manivelas, roldanas e outras engenhocas é uma ótima maneira de inspirar o interesse pela Matemática e pela Física de um modo que vai além da decoreba de fórmulas.
Entendendo como esses mecanismos funcionam, a criança está apreendendo tamanhos, proporções, causa e efeito, conexões, ângulos… Quando têm liberdade para explorar tudo isso a fundo, elas começam a juntar peças e montar suas próprias máquinas, descobrindo que também são criadores. E essa é uma lição essencial para os alunos desse século. Afinal, eles não são mais apenas consumidores passivos de conteúdo, mas autores, co-autores e remixadores de tudo o que está disponível.
Para quem ainda não está familiarizado com o mundo da Robótica, uma opção bacana é dar os primeiros passos com o Crazy Gears. Um app excelente que funciona como uma espécie de bancada com parafusos, elásticos, roldanas e manivelas para serem explorados no iPad. Apesar de ser tudo em 2D, é um bom primeiro passo para esse universo da Engenharia.
Cada tela é uma espécie de puzzle que a criança resolve usando raciocínio lógico e testando possibilidades. Os objetos imitam os efeitos que teriam no mundo real e os puzzles vão ficando mais complexos a cada etapa do game. O que começa com uma correia e dois parafusos pode acabar com dezenas de objetos diferentes numa só tela. Mas, ao passar por cada etapa, a criança vai criando formas de lidar com os problemas propostos e ganha aquela sensação gostosa que todo mundo tem ao resolver um novo desafio. Obviamente, isso só funciona mesmo num ambiente livre de regras, cronômetros e pontuações como o desse app 😉
Depois de usar algumas vezes o app, minha filha começou a lidar de modo diferente com seus Legos, por exemplo. E já está com mais autonomia para criar engenhocas simples usando outros objetos, buscando soluções e improvisando com seus brinquedos. É particularmente bacana ver uma menina em meio a esses objetos que, por tanto tempo, foram considerados masculinos – assim como a própria Engenharia. Quem sabe ela não cresça com menos trauma para as Ciências Exatas que a mãe dela?
US$ 1,99. Também em Português. A partir de 4 anos.
Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso desbloqueado a redes sociais. Atenção: acesso ao Game Center.