Crianceiras: Manoel de Barros no iPad

Crianceiras: Manoel de Barros no iPad

O poeta Manoel de Barros é meio que sucesso garantido com crianças pequenas. Os temas simples da natureza, as memórias de infância, as brincadeiras com palavras e a musicalidade atraem e ajudam a inserir as crianças no mundo da poesia. E a poesia é irmã quase gêmea da música. Por isso é que nasceu o Projeto Crianceiras, em que Marcio de Camillo musicou alguns poemas de Manoel de Barros e os gravou com crianças. O CD virou espetáculo, que virou projeto-escola e que acaba de virar… claro, aplicativo.

Manoel de Barros e Márcio de Camillo

O app é grátis e traz várias formas de interagir com o conteúdo inspirado no poeta. Você pode assistir a 10 clipes com poemas musicados que usam as lindas iluminuras de Martha Barros, a filha de Manoel de Barros. Na seção “poesias”, há os textos escritos com algumas palavras em destaque – é só tocar que uma animação simpática traz o significado do termo, por exemplo. Também há a área de desenho, em que a criança solta a imaginação e pode usar elementos das iluminuras para compor a produção – igualzinho ao que pode fazer com suas fotos, na outra seção. Um trabalho muito bem feito do pessoal da Webcore Games, que também produziu os apps do Menino Maluquinho.

É tudo fácil de acessar, dando o merecido destaque à poesia e à música. As atividades ajudam as crianças a se aprofundarem no conteúdo, de modo a se apropriar dele e recriá-lo de modo criativo. É provável que o app comece a aparecer também em algumas salas de aulas, já que Manoel de Barros é um querido dos profissionais de Educação Infantil. Por enquanto, a gente está curtindo essa história de poesia no iPad aqui em casa. E brincando de ser passarinhos.

crianceiras-iconeCrianceiras

Grátis. Em Português.

Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso a redes sociais.

DOWNLOAD

Leave a Reply