Dia das Crianças: presente para desembrulhar no iPad

Dia das Crianças: presente para desembrulhar no iPad

Eu não tinha esse hábito comum entre americanos de dar aplicativos de presente. Mas o Dia das Crianças está aí, tem feriado, está uma correria e a conclusão foi a de que é bem mais rápido, prático e barato dar um conteúdo bacana do que ir às compras (ao contrário do que diz a lenda, não é toda mulher que adooooora um shopping ;-)). Além disso, até a Vejinha SP mostrou que as crianças urbanas estão para ganhar iPads de Dia das Crianças e Natal este ano. Então, acho que vamos nos acostumar com essa nova opção de presente.

Foto: Matéria Vejinha SP

Minha lista de presentes é pequena mas formada por pessoinhas exigentes: duas sobrinhas e minha filha. Meninas espertas de 2, 3 e 4 anos. Como elas convivem muito, a escolha do aplicativo de cada uma deve passar pelo mesmo cuidado que qualquer presente “offline” teria: ser adequado à faixa etária delas; ter um conteúdo bacana, divertido e, se possível, educacional; e ser igualmente incrível – afinal, no iPad também rola ciumeira de presentes alheios… Aí vai um pouco do que achei na minha peregrinação pela App Store. Dica valiosa: antes de dar um aplicativo de presente, lembre-se de perguntar aos pais se eles concordam, e de seguir algumas regrinhas que já postamos por aqui na hora de escolher.  Vamos lá?

Fancy Nancy Dress Up, da Bean Creative

Aplicativo perfeito para meninas. Baseado no livro de Jane O’Connor, que ficou 100 semanas entre os top do NYT, ele traz uma história curtinha em que a pequena Nancy pede ajuda para se vestir para uma festa. A partir daí, festa, mesmo, é o que as meninas fazem com as milhares de possibilidades de vestir a menina. Há roupas, acessórios, sapatos… Também dá para escolher a cena de fundo, adicionar “adesivos”, tudo com as ilustrações lindas de Robin Preiss Glasser. Além das meninas adorarem essa história de vestir “bonecas”, o aplicativo permite bastante liberdade, proporcionando momentos de brincadeira que realmente usam a criatividade e que estimulam a contação de histórias.

Depois de criar os styles da Nancy, é possível gravar as imagens como fotos, usá-las no lugar das ilustração da historinha. Muito bacana também poder inserir a Fancy Nancy que você criou em suas fotos! Atenção: tem bastante botões de “share” pelo aplicativo. Eu coloco o iPad em modo “avião”, para minha filha não ter acesso a redes sociais e e-mails. Sempre é bom entrar no aplicativo e clicar em “Settings”, para desabilitar o acesso a compartilhamento online.

Dica: aproveite para baixar agora. O app está em promoção por tempo limitado, para o lançamento de outro aplicativo da série (com tema bailarinas…).

fancy

 

It’s Tyrannosaurus Rex – Smithsonian’s Prehistoric Pals, da Ocean House Media

OK, já que falamos de meninas, temos obrigatoriamente falar de Dinossauros, certo? Esse aplicativo é incrível para os pequenos descobrirem tudo sobre esses bichos enormes de forma divertida, que combina imagens do livro original (da Coleção Smithsonian) com sons e animações simples. Tudo é baseado em informações científicas. Para pequenos bilíngües, também é interessante aproveitar os recursos que ajudam na leitura – highlighting, palavras que descrevem as imagens que são tocadas etc. No nosso caso, a gente seleciona o modo “Read to Myself” e inventa histórias mirabolantes. Há outros títulos dessa coleção, com diferentes animais: Triceratops, Urso Polar, Lontra, Joaninha

rex

 

Outros apps que ficaram na minha lista já foram apresentados aqui no blog – clique sobre os nomes para ler a respeito: Chapeuzinho Vermelho da Manati, Felt Board, Miffy’s Garden

A gente também está postando novidades, promoções de apps e sugestões de presentes para diferentes épocas e idades lá no Facebook: curta a página para aproveitar e participar do nosso papo.

Outra opção é dar de presente um filme infantil para os pequenos. A iTunes Store tem quase todos os mais amados da Disney em versão dublada (lembrando que SD é mais barato que HD) – eles ficam armazenados no aparelhinho e podem até ajudar a distrair as crianças que forem pegar estrada nesse feriado.

Depois de tudo isso, vale lembrar: curta o Dia das Crianças em modo offline. Brinque bastante, passeie – e deixe o iPad para momentos estratégicos, e, de preferência, para vocês explorarem juntos. E bom feriado!

3 Comments

  1. iPad Família » Dia das Crianças: que tal dar aplicativo de presente?
    27/09/2013

    […] Dia das Crianças está chegando e a gente começa a ver um monte de anúncio de brinquedos pipocando. Eu resolvi dar […]

    Reply
  2. iPad Família » Contos de Fadas: a magia continua no iPad
    04/03/2013

    […] E, para quem quer ter uma versão em Português dos clássicos, a gente recomenda as versões da Manati, ilustradas pela querida Mariana Massarani (conheça mais aqui). […]

    Reply
  3. Contos de Fadas: a magia continua no iPad « Ipad família
    27/11/2012

    […] E, para quem quer ter uma versão em Português dos clássicos, a gente recomenda as versões da Manati, ilustradas pela querida Mariana Massarani (conheça mais aqui). […]

    Reply

Leave a Reply