DNA Play: Brincando com Genética no iPad

DNA Play: Brincando com Genética no iPad

O ano está acabando e começam a pipocar as listas de “Melhores de 2015” pra todos os lados. Com a gente, o destaque fica para a listinha da App Store. E o app infantil Top 2015 foi… DNA Play, da Avokiddo. Escolha perfeita. Quer saber por quê?

DNA 1

Imagine o desafio que é criar um aplicativo que fale de Genética para crianças. Ele tem que ser educativo mas sem entediar os pequenos usuários, e passar a ideia básica da função desse troço que um dia eu aprendi na aula de Biologia. Tem que ser um desenvolvedor muito, mas muito bom para transformar isso num aplicativo lindo e divertidíssimo como é o DNA Play.

DNA 2

Tudo começa com um design limpo, elementos bem orgânicos e um colorido não-estridente (geralmente as pessoas acham que criança só gosta de cores cítricas e muito barulho…). Ali na tela você pode criar um ser qualquer. Para isso, pode combinar elementos como olhos, pernas, bocas etc. Depois de um tempo nisso, a gente percebe que dá para fazer a mesma coisa mexendo numas formas coloridas que se encaixam a outras formas coloridas numa fileira lá em cima. Aí é que entra a Biologia. Esse mecanismo deixa bem claro que, com diferentes combinações de DNA, surgem mutações no corpo dos monstrinhos. Pronto, primeira lição compreendida e assimilada.

DNA 3

As crianças adoram passar um tempo criando e recriando seus seres imaginários. As opções de transformação são enormes: chegam a 2 bilhões de possibilidades. Os elementos dos corpos são muito bem desenhados – todos funcionam bem uns com os outros, e os resultados sempre são divertidos.

DNA 4

Depois, dá para guardar suas criações na galeria e interagir com os personagens de jeitos inusitados: desde vê-los berrar de medo de uma aranha até coloca-los para andar de skate. Em qualquer momento dessa interação, ainda é possível causar novas mutações. Intuitivamente, a criançada entende o papel dessas pecinhas de DNA na formação dos animais, plantas e de tudo o que é orgânico.

A gente assina embaixo a escolha da App Store e dá a dica: é um ótimo presente de Natal.

DNA iconDNA Play, Avokiddo

US$ 2,99. Também em Português.

Sem publicidade, sem compras internas, sem acesso desbloqueado a redes sociais.

DOWNLOAD

 

Leave a Reply