Do iPad pra vida real. E vice-versa.

Do iPad pra vida real. E vice-versa.

No mundo digital infantil há uma categoria de aplicativos infantis que usa tecnologia para imitar a vida real. Geralmente são apps educacionais que usam tabuleiros de madeira, sons realistas e movimentos que imitam o mundo orgânico. O interessante dessa categoria é que a experiência fica mais intuitiva e criativa. É como se a gente usasse as mesmas ferramentas para brincar dentro e fora do iPad. E, realmente, muita coisa do iPad gera brincadeiras no mundo real, enquanto muita atividade do dia-a-dia acaba encontrando um lugar no iPad. Essa integração permite que a gente navegue por diferentes plataformas e amplie o repertório de aprendizado sem ficar preso ao aparelhinho. O resultado é sempre criativo e bem divertido. Quer ver?

Felt Board, da Software Smoothie

feltUma tela muito simples imita uma prancha de feltro. Na barra lateral, há infinitas opções de elementos de feltro que podemos usar para grudar sobre a prancha: pessoas, bichos, plantas, cenários… Depois, dá para incrementar com elementos mais específicos, como cor de olhos, cabelos, roupinhas, acessórios, letras e muitos detalhes bem produzidos. Quando a imagem estiver pronta, é só usar o ícone de câmera digital para gravar o desenho na sua galeria de fotos. Uma enorme variedade de elementos permite criar milhares de desenhos. Esse aplicativo tem sido adotado por escolinhas americanas para diversas atividades. As crianças usam os desenhos para contar o que entenderam sobre uma história, por exemplo. Ou criam seus personagens, que interagem com os dos coleguinhas.

É tão divertido que a gente criou nosso aplicativo offline: uma base de MDF foi coberta por feltro verde e recortamos elementos de feltro colorido, papel e tecido para por e tirar da prancha usando velcro. Nessa brincadeira, a gente inventou um personagem que ganhou vida em outro material – a boa e velha caixa de papelão. A mania do momento é “alimentar o monstro” com bolinhas de papel alumínio.

 

Lego® Duplo® Zoo, The LEGO Group

Nessa mesma pegada de brincar dentro e fora do iPad há os vários aplicativos de Lego®. Um dos mais bacanas é o “Lego® Duplo Zoo. Ele usa elementos da coleção Duplo, para crianças pequenas, e cria joguinhos simples e fofos, além de desafios com bichos do zoológico, pessoas, carrinhos… Quem tem o Lego® Duplo “real” em casa vai reconhecer alguns personagens, como os animais, as flores, as casinhas… A cada fase completada, a criança ganha pecinhas e pode montar seus brinquedinhos.

lego

É muito bem pensado e ajuda a criar histórias que usamos na hora de montar os bloquinhos “reais”. Aqui em casa, a gente recriou alguns objetos e situações, e misturou os bichos de pelúcia às pecinhas de plástico. Mas o mais bacana foi quando fomos passar uma semana na fazenda, e a filhota descobriu que existe Lego de cavalo de verdade!

 

felt

 

lego

 

Aproveitando: estamos assinando uma coluna na revista Kids In, que também tem versão para iPad, com conteúdo gratuito. Para conhecer, clique aqui.

7 Comments

  1. ipadfamilia » Aniversário no iPad: Toca Birthday Party
    17/09/2014

    […] A estrutura do app é perfeita para juntar o iPad com amigos “reais”. Se a criança é pequena, um adulto pode ajudar e apresentar frases como “Pode me dar um pouco de suco, por favor?”. É um jeito bacana de inserir os pequenos no contexto social, dando vocabulário que ajuda a entender a dinâmica do convívio, a importância de esperar sua vez e de conviver em harmonia. Para crianças a partir de 3 anos, é divertido convidar os brinquedos para a festa e deixar a imaginação correr solta. Nessa idade, eles brincam bem de fazer-de-conta e o app coloca o jogador no comando da história. É bem interessante olhar um pouco de longe para ver como a criança organiza a festa e que diálogos cria entre os convidados. Confira o trailer: […]

    Reply
  2. iPad Família » Semana do Brincar. Apps que brincam fora do iPad.
    05/06/2014

    […] Clique aqui para conferir um post “antigo” com outros apps desse estilo. E tem muito mais apps para brincar dentro e fora do iPad lá no nosso instagram. Siga a gente e fique por dentro. Ah, por favor: desligue do seu celular enquanto brinca com os pequenos 😉 […]

    Reply
  3. Dia das Crianças: presente para desembrulhar no iPad « Ipad família
    10/10/2012

    […] aqui no blog – clique sobre os nomes para ler a respeito: Chapeuzinho Vermelho da Manati, Felt Board, Miffy’s […]

    Reply
  4. Mindy Douglas
    01/08/2012

    Thanks for this great article. Our children also prefer playing with cardboard boxes, and all of the wonderful things they find outside (rocks, sticks, dirt, mudpuddles) but the iPad is also a favorite after all of these things 🙂

    I am using Google translate to read your article, but to clarify, Felt Board does NOT have ads or in-app purchases.

    Thanks again for mentioning our app in your wonderful article. We are honored! Mindy, Software Smoothie

    Reply
    • família iPad
      01/08/2012

      Hi, Mindy,
      Thanks for the comment! And, yes, I mentioned that there are NO in-app purchases or advertisements of any kind. Keep up the great work, me and my 3 year-old looove this app. Best,
      Maria Claudia

      Reply

Leave a Reply