Faxina no iPad: apague dados de apps e ganhe memória

Posted on mar 27, 2014 in Bastidores do iPad | One Comment

Um belo dia, lá está você baixando vários aplicativos no iPad e recebe um alerta de que não cabe mais nada no aparelho. Como assim? Só tenho uns 120 apps instalados…

Pois é. Nessa minha vida de testadora, tenho que ficar de olho no espaço de memória que o meu pobre iPad tem disponível. Então, quando a minha amiga Gisele, do Kids Indoors, perguntou como é que se faz para apagar aplicativos, percebi que a resposta não cabia numa linha de SMS. Então, aí vai a resposta, para ela e para você.

Primeiro, vamos esclarecer o que é “apagar” um aplicativo.

• Você pode “apagar” aplicativos da tela do iPad/iPhone, mas eles não estão apagados de verdade

• Os aplicativos continuam existindo na sua conta, no iCloud. Isso é bomporque, quando quiser usa-los de novo, é só baixar outra vez;

• Muitos aplicativos armazenam informações no iCloud:recordes, pontuação, desenhos, fotos etc. Isso ocupa bastante memória. Então, o ideal é gerenciar o armazenamento de informações. Vamos lá?

Warning! Eu não sou expert nessa parte técnica. As dicas abaixo vêm da minha experiência pessoal, amadora e nada profissional. Funciona? Sim. Tem gente que sabe mais e explica melhor? Claro. Vale visitar o TechTudo, que tem um post ótimo sobre esse assunto. Aliás, a maioria das imagens desse nosso post veio de lá, by Marvin Costa 😉

Como apagar um app da tela do meu iPad?

Essa é fácil. Abra o iPad e ache o ícone do aplicativo que quer tirar da tela. Toque no app e segure um pouco o dedo ali, até perceber que tudo está “tremendo” na telinha. Quando isso acontece, aparecem umas cruzes no topo esquerdo de cada ícone. Basta apertar a cruz do app que você quer apagar e pronto.

Imagem: ipadacademy

Imagem: ipadacademy

Como apagar o app do iCloud?

O que vamos apagar não é app em si, mas as informações que ele armazena.

No iPad, toque em “Ajustes”. Depois, selecione “iCloud”.

Selecione “Armazenamento e Backup”. Em seguida, selecione “Gerenciar Armazenamento”

Imagens Mavin Costa, techtudo.com.br

Imagens Mavin Costa, techtudo.com.br

Na lista “Documentos e Dados”, aparecem apps que estão usando o iCloud para guardar informações. Tem algum que você acha que não precisa guardar dados? Selecione esse app, toque em “Editar” e toque em “Apagar Tudo”.

2.tutorial.001

Agora, volte para a área “Armazenamento e Backup” e selecione “Opções de Backup”. Escolha os apps que você não quer que voltem a guardar informações e toque no botão verde ao lado deles. O botão deve mudar para cor branca. Isso significa que os dados desses apps não vão mais ser gravados nos backups do aparelho. Ufa!

Imagem Apple

Imagem Apple

Na hora de fazer esses ajustes, use o bom senso. Se você tem jogos que marcam recordes, pontuações e coisas desse tipo, saiba que essas informações não vão mais ser gravadas se você tirar o app da lista de Opções de Backup. Idem para apps que guardam imagens, textos, ou que estão linkados ao Game Center.  Se achar que não é nada absurdamente impossível de viver sem, pode apagar.

Outra coisas importante a considerar é o peso do aplicativo. Antes de baixar, verifique essa informação na própria tela de download, na App Store. Uma regra que adotei: até 50 megas, eu baixo; acima disso, repenso. Posso até baixar, mas ele não vai ficar muito tempo na minha telinha. Pelo menos até a Apple achar um jeito de aumentar o espaço no meu iPad 😉

Para ver como fazer esses ajustes diretamente do seu Mac ou PC, confira o tutorial da Apple, aqui.

1 Comment

  1. iPad Família » Como salvar espécies ameaçadas? Com beleza.
    16/04/2014

    […] que ele estava esquecido no meu iPad? Porque o app é bem pesado e consumia muita memória. Mas a boa notícia é que o desenvolvedor acabou de diminuir esse peso, bem a tempo de a gente […]

    Reply

Leave a Reply