Férias com o iPad: pequeno guia de uso

Férias com o iPad: pequeno guia de uso

As férias finalmente chegaram. Tem muita mãe aguardando ansiosamente e outras sem saber o que fazer com as crias em casa o dia inteiro. Independente do seu caso, é bem provável que o iPad apareça como solução para várias situações durante esse mês. Então, aqui vai um Pequeno Guia de Uso do iPad em Férias. Dê uma lida para saber o que pode e não pode fazer com o aparelhinho para ter um equilíbrio no uso da tela com as crianças. E, antes que você me acuse de geek-bicho-grilo, saiba que essa lista é uma coleção de hábitos que temos observado – de jeito nenhum queremos dizer o que você deve ou não deve fazer, ok? Vamos lá?

1. Baixe o Som.

comerparacrescer.com

comerparacrescer.com

Uma das regrinhas tradicionais de bom modos que a gente tende a esquecer quando uso o tablet é a de que não devemos incomodar quem está ao lado. Já vi muitos pais colocarem Galinha Pintadinha num volume bem inconveniente em frente a bebês que levaram a restaurantes. Acredite: nem quem ama essa personagem vai achar fofo jantar ouvindo “Mariana Conta 1”. Quando for a restaurantes, aviões, salas de espera e outros ambientes desse tipo, escolha aplicativos que podem divertir mesmo com o som desligado. Outra solução é apelar aos fones de ouvido. Tem bastante modelos infantis por aí. Pessoalmente, não recomendo os fones para crianças bem pequenas…

2. iPad Não Entra.

shutterstock

shutterstock

Sim, existem lugares em que não se leva o iPad. Na areia da praia, na beira da piscina, no parquinho, na praça… Primeiro, porque com certeza o iPad vai ficar cheio de areia ou molhado. Segundo, porque acreditamos que quem vai a lugares como esses quer brincar e, não, ficar em frente à tela.

3. iPad não é Babá.

Fisher Price

Fisher Price

Não entenda mal, eu sei que o aparelhinho salva a vida da gente em muitos momentos. Mas a tentação de abrir o iPad toda vez em que estiver conversando, visitando, tentando dormir!, é muito grande, e a gente acaba viciando em usar o digital a torto e a direito. Antes de usar a técnica do iPad, pare 1 segundo e pense se essa é a única opção para a garotada se distrair.

4. Melhor Travar que Remediar.

Sawyer Rummelhart: US$ 66.88 jogando Smurfs

Sawyer Rummelhart: US$ 66.88 jogando Smurfs

Se você empresta seu aparelho para as crianças, lembre-se das medidas de segurança: coloque o iPad em “Modo Avião”, ou, pelo menos, ative as restrições de uso. Assim, você evita que os pequenos acessem redes sociais ou façam compras internas nos apps sem você saber. Tem muito jogo que deixa essas possibilidades abertas e as crianças acabam fazendo a festa no seu cartão de crédito achando que estão fazendo compras de brincadeirinha.

5. O Que Que Tem no iPad do Neném? 

Dê uma peneirada nos aplicativos que as crianças vão usar. Prefira conteúdos adequados à faixa etária deles, e que respeitam as medidas de segurança infantil: sem acesso destravado a compras internas, Internet, redes sociais; sem publicidade; sem conteúdo inapropriado etc. Dê uma “folheada” aqui no site para descobrir alguns bem divertidos e que deixam você entregar o iPad a seus filhos com tranquilidade.

6. Ignore essa Lista.

businessinsider.com

Pois é, deixei você ler tudinho para depois dizer que nada disso é regra. Você é quem sabe o que é melhor para a sua família e para sua própria sanidade mental. Então, fique à vontade para ignorar as dicas. Só não esqueça de tentar equilibrar o tempo de tela com tempo offline, e de tentar desconectar você mesma quando estiver com as crianças. Ah – se me encontrar num restaurante por aí, por favor, respeite o item 1 😉

Boa férias!!!

1 Comment

  1. ipadfamilia » Apps para as crianças viajarem de avião, de trem, de carro…
    03/02/2015

    […] Leia também… “Etiqueta digital: como usar o iPad em férias e viagens com crianças.“ […]

    Reply

Leave a Reply