iPad não é babá, certo?
Sim, esse blog é sobre aplicativos de iPad para crianças.
Mas, antes de tudo, é sobre crianças. Então, a gente vai ter que ter esse papo, pra tirar da frente, ok?
Existe um relacionamento sério sendo construído entre a nova geração e os tablets e smartphones, que implica em parar um pouquinho (o tempo desse post, pelo menos) para pensar como, quando e onde.
Primeiro: não é qualquer conteúdo que você vai disponibilizar pro seu filho. Tem que ser interessante e cheio de interatividades, claro. Mas está de acordo com a faixa etária do seu pequeno (de qualquer modo, pessoalmente, não acho legal baixar um game em que sangue explode da tela para faixa nenhuma)? É o mesmo papo sobre TV: a gente tem que ver que tipo de aplicativo nossos filhos estão usando e selecionar entre o monte de besteirol que existe entre os 500.000 produtos da App Store.
Segundo: não é pra usar o tempo todo e todo o tempo. Aqui em casa, a gente tem um limite de alguns minutinhos por dia. Se o tempo estiver bom, se eu puder levar a cria para passear, se a gente puder fazer qualquer coisa juntas, o iPad vai pra gaveta. Claro que tem horas em que só um milagre da Apple pode ajudar. Criança entediada na viagem de carro, por exemplo: nada que um iPad bem recheado não resolva!
Terceiro: nós não estamos sozinhos no mundo. Os tech-parents precisam estar atentos à “etiqueta” do iPad. Quando estiver num restaurante e não tiver outra solução a não ser abrir o iPad, por exemplo, deixe o aparelho sem som, ok?
Quarto: Vamos nos divertir também! Tente interagir com seu filho enquanto ele descobre um conteúdo no iPad. Leia junto, por exemplo.
Pronto, falei. E agora, ‘bora baixar coisa bacana pro iPad da família!
Mais sobre esse tema: acesse estudo Nielsen do último trimestre de 2011 sobre uso de tablets em famílias com crianças até 12 anos de idade aqui.
5 Comments
ipadfamilia » Netflix ou Playkids: qual é o melhor, afinal?
02/02/2016[…] Leia mais: iPad não é babá, certo? […]
ipadfamilia » Tempo de tela para as crianças: quantidade x qualidade
08/04/2015[…] iPad não é babá, certo? […]
iPad Família » Semana do Brincar. Apps que brincam fora do iPad.
27/05/2014[…] não brinquem de bola de gude ou pega-pega. Mas acho que isso vem de ainda não entender direito o uso saudável do aparelhinho. Como em tudo na vida, é preciso moderação e saber quando é hora de desligar. Para ajudar a […]
Criança é coisa séria: carta aberta ao CONAR « Ipad família
07/07/2012[…] sei que é quase impossível controlar tudo o que acontece na rede ou nos tablets – e já comentei sobre a importância dos pais e educadores olharem de perto o que as crianças têm ace…, e quais as formas de garantir uma navegação segura. Mas marketeiros, publicitários e blogueiros […]
O melhor do iPad para as crianças. E para os pais. « Ipad família
12/04/2012[…] só nossa, também? Por enquanto, confira alguns dos vencedores. Lembre-se de que aplicativo e iPad não educam sozinhos – como em tudo o que está relacionado com a criação dos filhos, é preciso que os pais se […]