Máquina do tempo no iPad: What Was There

Posted on Feb 10, 2015 in Bastidores do iPad | One Comment
Máquina do tempo no iPad: What Was There

É quase impossível passear pelas ruas e não encontrar alguém tirando uma foto com o celular. Pode ser um selfie, pode ser um retrato, pode ser um registro de turista. O fato é que o celular tornou o ato de clicar tão fácil que tudo é fotografado, a todo tempo, por todo mundo.Quem tem em casa uma caixa com fotos “antigas” sabe que, há pouco tempo, esse ritual era bem diferente. Poucas pessoas podiam ter uma câmera fotográfica e, mesmo assim, o custo de revelar dezenas de fotos por dia era impraticável para “amadores”. Assim, a gente clicava só o que era realmente importante, e só uma ou duas vezes.  O resultado é um contraste interessante: nossas fotos de antigamente são poucas e selecionadas, enquanto, hoje em dia, temos milhares de cliques de tudo o que é coisa. 

noticias.bol.uol.com.br

noticias.bol.uol.com.br

Essa semana eu conheci um projeto que transforma esse contraste em harmonia. Uma maneira simples e cheia de significados de juntar as fotos de antigamente com a nossa experiência de hoje.

what was there 2

What Was There é um projeto ambicioso. O objetivo é montar um mapa colaborativo em que pessoas de todos os lugares do planeta postem fotos antigas, de várias épocas, para que possamos andar pelas ruas hoje e descobrir como elas eram em diferentes épocas. Por outro lado, também é um projeto simples. Usando o Google Maps como base, ele deixa o processo de subir fotos muito simples. Basta remexer seu baú, achar algumas fotos interessantes e subir online – você só precisa saber informar o local e a data em que a foto foi tirada. O sistema vai arquivando e distribuindo geograficamente as fotos no mapa. Quando você abre o app no celular ou mesmo no computador, pode clicar em um determinado local e acessar as fotos referentes a ele. Se estiver no Pátio do Colégio, por exemplo – o app vai mostrar fotos antigas do lugar em que você se encontra nesse exato momento.

what was there 3

Um mecanismo bem bacana é o “fader”: ao clicar numa foto, você pode vê-la em contexto no Google Street View – usando o fader, você controla o nível de opacidade da foto, assim, tem uma experiência quase surreal entre a foto antiga e a visão da rua no dia de hoje. O interessante é que isso funciona também no desktop, para você ter essa experiência em lugares distantes, também.

Essa é uma ferramenta incrível para ser usada em sala de aula. Os alunos podem usar o celular com GPS para acessar o mapa e pesquisar diferentes momentos históricos de lugares que estão estudando, ou mesmo para entender melhor a história das áreas à sua volta. Isso dá uma nova dimensão aos conceitos de tempo e espaço, entrelaçando História e Geografia num contexto mais palpável.

For Firsts: In 1973, the State of Illinois became the first state to make Martin Luther King’s birthday a state holiday. Fade here: http://www.whatwasthere.com/b/39625

For Firsts: In 1973, the State of Illinois became the first state to make Martin Luther King’s birthday a state holiday. Fade here: http://www.whatwasthere.com/b/39625

Outra possibilidade é colocar os alunos para pesquisar imagens históricas de determinados locais e subir esses recursos para o mapa do projeto. No processo de pesquisa, eles aprendem muito, principalmente quando sentem que essa pesquisa não é apenas para criar um cartaz para a sala de aula ou só um trabalho a ser entregue ao professor. O aprendizado que tem um propósito prático no mundo real dá às crianças um senso de protagonismo que transforma o interesse deles no que estão estudando. E esse é um dos pontos fortes do uso de tecnologia na Educação.

Fade: Av Paulista, hoje e em sua inauguração (1891)

Fade: Av Paulista, hoje e em sua inauguração (1891)

Conheça o What Was There versão desktop aqui. Aproveite e dê uma revirada nas suas fotos antigas. Quem sabe você não contribui com esse mapa histórico também?

what was there iconWhat Was There – App

Grátis. Em Inglês (interfere um pouco). A partir de 8 anos.

Sem publicidade, sem compras internas. Acesso a redes sociais.

DOWNLOAD

1 Comment

  1. ipadfamilia » Falando de inovação em Heliópolis: ipadfamilia foi à Campos Salles
    08/06/2015

    […] Leia mais: “What Was There”, Máquina do Tempo na sala de aula […]

    Reply

Leave a Reply