Matemática no iPad = – trauma + diversão

Como muita gente da minha geração, tenho um pouco de trauma de Matemática. A boa notícia é que o pessoalzinho da geração de hoje não precisa ter uma experiência tortuosa com essa matéria. E boa parte disso vai se dever ao digital. Cada vez mais, Educadores vêm quebrando a regra de 3: decore a tabuada, copie a fórmula e use seu conhecimento para passar no vestibular.
A equação está ficando mais positiva à medida em a Matemática deixa de ser um mundo à parte e volta a ser uma ferramenta de precisão para explicar quase tudo à nossa volta. Para isso, é necessária uma base sólida desde os primeiros anos da Educação. O foco, para os pequenos, é sair começar do concreto para, mais tarde, compreender o abstrato. Junto com o que os professores fazem em sala de aula, o app que mostramos aqui hoje pode ajudar as crianças a entenderem conceitos de Matemática e Geometria de um modo mais palpável e, por que não, divertido. Se existisse iPad na minha época, quem sabe eu não teria aprendido entendido de verdade (arrepio) Matriz e Trigonometria?
Introdução à Matemática, Montessorium
Primeiro de uma série de aplicativos muito bem feitos da Montessorium, o app faz o que o nome diz: introduz a criança a conceitos básicos da Matemática. O principal objetivo é que os pequenos aprendam a ler, escrever e entender os números de 0 a 9 por meio de atividades interativas e desafiadoras. São puzzles desenhados num cenário bem limpo, que traz para o digital o princípio dos blocos de madeira de Maria Montessori para ajudar a criança a entender o que os números representam de verdade.
Aliás, o aplicativo todo foi pensado e desenhado tendo o método Montessori como modelo – as animações são simples, a área de trabalho é limpa, a narração aparece para dar suporte de modo quase carinhoso e todos os elementos aparecem com textura de madeira e cores primárias.
Outro aspecto montessoriano presente e muito importante é o incentivo à autonomia. O app poder ser percorrido sem necessidade de leitura, em “games” progressivos que permitem que a criança explore as atividades no seu próprio ritmo, sem medo de fazer erros. Se a criança travar em algum exercício, a narradora oferece dicas num formato que constrói confiança e auto-estima. Só isso já traz uma visão positiva a respeito desse mundo de números.
Aqui vão alguns conceitos matemáticos que o uso constante do aplicativo promovem:
- fundamentos básicos da matemática
- ler, escrever e entender os números de 0 a 9
- símbolos numéricos e suas unidades
- relacionamentos de sequência, de ordem e de espaço
- introdução aos ímpares e pares
- habilidades de resolução de problemas
- habilidades motoras finas
Não por acaso, Introdução à Matemática foi estrela de alguns materiais da própria Apple, selecionado como app que realmente sabe usar os recursos do iPad para a Educação. Confira um dos filmes em que eles aparecem. E fique de olho por aqui: logo, logo, publicamos mais aplicativos de Matemática para iPad. Boa aula 😉
Introdução à Matemática, Montessorium
US$ 4,99
Também em Português.
Sem publicidade, sem compras internas e sem acesso desbloqueado a redes sociais.
2 Comments
ipadfamilia » 1 ovo, 2 ovos, 3 ovos: apps para contar nos dedinhos
23/03/2015[…] Leia nosso post sobre Apps de Matemática aqui. […]
ipadfamilia » Volta às aulas no iPad: apps para aprender brincando
28/01/2015[…] Leia mais… “Matemática no iPad = – trauma + diversão” […]