Montessori no iPad: o sensorial e o digital

No meio de nossas pesquisas de conteúdo digital infantil, sempre encontramos aplicativos lindos inspirados no trabalho de Maria Montessori. A princípio, pode parecer contraditório, já que uma das idéias fundamentais da prática montessoriana é o uso de materiais naturais para que as crianças tenham uma percepção mais concreta de conceitos abstratos – números, geometria, letras e sons, por exemplo. Mas a verdade é que, exatamente por isso, o iPad é um recurso educacional perfeito para quem se alinha com as práticas Montessori.

Materiais naturais e estímulo sensorial

Materiais naturais e estímulo sensorial

Quando uma criança pequena pega um iPad pela primeira vez, a gente sempre se espanta. Quem acha que os pequenos já nasceram sabendo usar o tablet pode estar perto da verdade. Muito do aprendizado do bebê vem do uso do tato para entender objetos, texturas, tamanhos, proporções e possibilidades. E eles usam o mesmo recurso quando pegam um iPad: vão tocando, arrastando, tentando pegar uma imagem com as mãozinhas mega-curiosas. Ao invés de tentar aprender (como nós fazemos), eles conseguem entender. Dá para perceber que o uso do iPad reflete em algum grau a idéia de usar os 5 sentidos para concretizar o o abstrato para os pequenos.

Video: bebê de 6 meses mexe no iPad pela primeira vez

Video: bebê de 6 meses mexe no iPad pela primeira vez

Um exemplo bacana é o Cubo Binomial Montessori. Um quebra-cabeça tridimensional feito de 27 cubos de diferentes formatos que a criança monta e desmonta, num processo de acerto e erro que trabalha raciocínio lógico e que prepara para o aprendizado de Álgebra mais a frenteVeja como funciona no video:

Criança montando Cubo Binomial Montessori

Video: criança montando Cubo Binomial Montessori

Uma turma de educadores que cria atividades para escolas Montessori reproduziu a experiência de modo digital, para ser usado no computador ou no iPad. Longe de querer substituir o cubo original de madeira, esse recurso foi desenvolvido para ajudar pais e educadores a entenderem os princípios do material e se familiarizarem com ele.

montessori cube appNa primeira seção, o app traz a teoria ligada ao uso do cubo – o que é, faixa etária, para que serve e como usar. Um video demonstra o modo “correto” de usar o material – apesar de a criança ter liberdade para usar como quiser, há um modo recomendado para pais e educadores apresentarem o cubo. Em seguida, vem a prática. Aqui, um modelo 3D do cubo está disponível para ser usado livremente. Apesar de ser um projeto quase caseiro, passa a idéia e também funciona de modo intuitivo.

earlystepslearningcenter.com

earlystepslearningcenter.com

Acho que isso dá um idéia de como o digital pode levar experiências educacionais a mais gente, de forma criativa e simples. Outro conceito bem montessoriano que o projeto traz é o desenvolvimento da autonomia. Afinal, o app foi desenvolvido por um grupo de educadores que desenvolve atividades para escolas Montessori em Kent, na Inglaterra. Provavelmente ninguém lá deve ter familiaridade com o mundo de códigos, certo 😉

Montessori Binomial Cube

montessori cube icone

 

Grátis. Em Inglês.

Sem publicidade, sem compras internas. Acesso a site da Shape of Sound Ltd.

1 Comment

  1. ipadfamilia » Matemática no iPad = – trauma + diversão
    06/11/2014

    […] desenhados num cenário bem limpo, que traz para o digital o princípio dos blocos de madeira de Maria Montessori para ajudar a criança a entender o que os números representam de […]

    Reply

Leave a Reply