Muito além do caderno de caligrafia

Eu me lembro de começar a escrever meu nome no velho caderno de caligrafia. Eu adorava. Mas lembra como era repetitivo e meio chato? Pois é, se eu tivesse um aplicativo desses aqui, acho que ia me divertir muito aprendendo a desenhar minhas letrinhas.

Tela Inicial: design intuitive

O “Write my Name” da Injini foi criado junto a educadores para estimular crianças em fase de alfabetização a escreverem desde simples letras até frases completas. Tudo num ambiente limpo e bem desenhado, com uma trilha divertida mas que não atrapalha, e recursos incríveis.

A criança pode começar pelo Caderno do Alfabeto: lá, escolhe qualquer letra, maiúscula ou minúscula, e aprende a desenhá-la com animação e efeitos sonoros para dar uma força. Depois, pode ir ao Livro de Palavras. Aqui, pode ser um problema o fato do aplicativo ser em Inglês. Mas nada que a terceira área não resolva – e muito bem. Em Tags, você pode criar seus próprios cartões de palavras: escolha uma foto, coloque o nome escrito ao lado dela e grave seu som – pronto! A criança pode selecionar a etiqueta e se divertir aprendendo a escrever o nome relacionado a ela. Você pode criar até 36 etiquetas personalizadas. Ou seja: uma para o pequeno, outra para a mamãe, o papai, o brinquedo preferido… Experiência própria: com um pouco de criatividade, dá para montar umas etiquetas bem divertidas.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=JI__fbKJVLI&feature=player_embedded]

Detalhe que adorei: no Set Up, você pode acionar o “Fingerpaint Mode”. Assim, a criança pode escrever e ver seu traço “real”, saindo do contorno, fluindo mais ou menos etc. É muito mais divertido e ajuda a perceber como o traço vai evoluindo aos poucos. Aliás, é possível criar uma tabela de performance para analisar como está indo o aprendizado da criança. Mas, pessoalmente, acho melhor prestar atenção é na diversão. Ou não é?

Idade recomendada: 4 a 7 anos.

Não há publicidade e nem In App Purchases.

Bacana: este aplicativo foi feito pensando na inclusão e permite que crianças com deficiência aprendam e se divirtam enquanto melhoram suas habilidades de escrita. Saiba mais no site da Injini.

Preço: US$ 1,99 (bem convidativo considerando toda a diversão e aprendizado oferecidos)

Veja na App Store

Mais sobre o assunto: post de Digital Story Time sobre “como o iPad pode mudar a forma das crianças se relacionarem com a leitura“.

3 Comments

  1. ipadfamilia » Volta as Aulas no iPad: apps para aprender brincando
    11/11/2014

    […] bem divertida. Tem muita coisa para os pequenos se familiarizarem com nomes, cores, formas e até letras. E muita coisa para os mais velhos – até para “gente grande”. Procuramos selecionar o […]

    Reply
  2. Do iPad pra vida real. E vice-versa. « Ipad família
    01/08/2012

    […] uma categoria de aplicativos infantis que usa tecnologia para imitar a vida real. Geralmente são apps educacionais que usam tabuleiros de madeira, sons realistas e movimentos que imitam o mundo orgânico. O […]

    Reply
  3. O melhor do iPad para as crianças. E para os pais. « Ipad família
    12/04/2012

    […] Injini Child Development Game Suite – Injini […]

    Reply

Leave a Reply