Nada é o que parece ser: crianças e histórias no iPad

Nada é o que parece ser: crianças e histórias no iPad

Uma história nunca é sempre a mesma história. Principalmente se você é criança. Depois de se apropriar de uma narrativa, os pequenos têm a impressionante habilidade de repeti-lo milhares de vezes. E cada vez você vai ouvir uma história nova e inusitada, que mistura jogos de palavras, fantasia e realidade, personagens do dia-a-dia e dragões… É um talento nato para inventar e se divertir com leituras – que muitos de nós perdemos depois de velhos – e que deve ser estimulado. É assim que os pequenos aprendem a usar a imaginação sem se reprimir, a usar recursos de histórias para ajuda-los a resolver conflitos pessoais, a enriquecer vocabulário, entender tempo, causa/consequência… Enfim. Há milhares de motivos.

Imagem: examiner.com

Imagem: examiner.com

O iPad pode ajudar a incentivar essa mistureba inteligente que as crianças fazem na imaginação. A gente já falou de alguns apps que permitem criar histórias, filmes, animações e outras formas de colocar o usuário no papel de criador. Recentemente, conheci um app muito bacana que usa os recursos do iPad para contar histórias que parecem simples, mas que ganham possibilidades mirabolantes nas mãos da crianças: o Livro Ouriço, da Ardozia.

São 3 histórias curtas e singelas, todas com textos cumulativos: elementos vão se somando à frase inicial, ajudando na memorização e dando um tom de poesia. As ilustrações são lindas – e as interações que podemos fazer com elas dá todo um novo sentido ao texto. O resultado é sempre uma surpresa, uma reviravolta, e a descoberta de que as coisas são muito mais do que aparentam ser. Não é assim que as crianças vêm o mundo?

Livro Ouriço

Os recursos de leitura incluem opções com e sem a narração em áudio ou trilha sonora – e o app está disponível em Português (Português de Portugal, mas fácil de ser compreendido pelos brasileiros, por conta da simplicidade dos termos, da leitura pausada e da dicção atenciosa, que são pontos importantes em apps de leitura infantil).

O app é muito bem pensado e produzido pelo pessoal da Ardozia, lá de Portugal. Eles têm se especializado na criação de conteúdo digital infantil e têm um outro app bem bacana disponível, o Minha Familiae – um app gratuito que combina fotos, áudio e letrinhas para ajudar os pequenos a reconhecer os nomes de cada pessoa da família.

Minha Familiae

Minha Familiae

Bom saber que tem cada vez mais conteúdo interessante e bem feito para crianças em Português!

Curta nossa página do Facebook e conheça mais apps, participe de promos e entre nessa conversa.

 

 

ourico

 

familiae

A gente agradece ao Humberto Neves pelo promocode enviado para avaliarmos o app.

 

(Esse post não é pago ou patrocinado. Links, imagens e valores correspondem ao conteúdo disponível na App Store Brasil em janeiro de 2013.)

3 Comments

  1. ipadfamilia » Crianceiras: Manoel de Barros no iPad
    13/10/2016

    […] dos profissionais de Educação Infantil. Por enquanto, a gente está curtindo essa história de poesia no iPad aqui em casa. E brincando de ser […]

    Reply
  2. ipadfamilia » Aprendendo em volta do iPad: apps de tabuleiro para a família
    26/01/2015

    […] pais, educadores e desenvolvedores que respeitam os pequenos usuários. E é o caso da Ardozia, que já apresentamos aqui no site. Em 2014, eles lançaram dois jogos de tabuleiro que podem ser jogados com ou sem o iPad – e sempre […]

    Reply
  3. iPad Família » Passatempo pra quem ainda não aprendeu a ler: Nursery Games
    17/03/2014

    […] tem aparecido com mais frequência nos nossos iPads. Depois de descobrir o trabalho bem bacana da Ardozia, agora testamos um app novo da Lisbon Labs. O Nursery Games: Jogos para Crianças é como aquelas […]

    Reply

Leave a Reply