Puppet Workshop: criando fantoches no iPad

Puppet Workshop: criando fantoches no iPad

Crianças entre 3 e 6 anos podem passar horas criando histórias com os materiais mais diversos: de bonecos a pedacinhos de madeira, passando por Legos, potes de iogurte e bolas de massinha. O mesmo acontece no iPad. Às vezes, ponho a minha pequena testadora para usar um aplicativo e, quando menos espero, lá está ela subvertendo o objetivo do app e usando os elementos disponíveis para inventar uma história de mamãe-filnhinha.

puppet2Essa é uma vocação importante para as crianças. É assim que elas elaboram o comportamento dos adultos e procuram dar sentido a comportamentos sociais. Se você prestar atenção meio de longe, vai encontrar no enredo desses faz-de-conta muitas pistas para o que os pequenos estão pensando. Então, vale incentivar a criatividade deles.

puppet4Um app muito interessante nesse sentido é o Puppet Workshop. Uma espécie de oficina de criação de fantoches que, depois de prontos, podem ser usados como personagens. Longe de trazer rostos e roupas prontos, esse aplicativo aposta em materiais mais livres, que permitam inventar fantoches com liberdade e um pouco de maluquice.

puppet1A base para os personagens é sempre uma meia ou uma luva, vestida numa mãozinha. Depois de escolher a sua, há uma infinidade de elementos para usar e criar rostos: botões, pregadores, penas, tampinhas, lã, zíperes… É uma infinidade mesmo, cerca de 150 objetos. A criança pode mexer no tamanho e posição desses elementos para montar os fantoches com objetos que tomam novo sentido com um pouco de imaginação. Também dá para mudar os cenários ao fundo da tela, e até usar um desenho “offline” como cenário. A direção de arte é muito bem feita, com um trabalho bacana de fotos, cores e texturas. Não é a toa que o Puppet Workshop recebeu um monte de prêmios desde que foi lançado.

A gente sempre gosta de achar aplicativos que usam os recursos do iPad para dar liberdade de criação às crianças. Ao contrário de apps cheios de pirotecnia, que obrigam o usuário a interagir num caminho bem pré-determinado, esses apps dão espaço para os pequenos autores usarem seus recursos, testarem soluções e conquistarem confiança para se expressar. E, no final das contas, esses acabam sendo os jogos mais divertidos da App Store 😉

Screen Shot 2014-09-29 at 8.40.51 AMPuppet WorkshopJump App

US$ 2,99. Em Inglês (não interfere).

Sem publicidade, sem compras internas e sem acesso desbloqueado a redes sociais.

 

 

 

Teste antes de comprar com a versão Lite.

Screen Shot 2014-09-29 at 8.40.51 AMPuppet Workshop LiteJump App

Grátis. Em Inglês (não interfere).

Sem publicidade, sem acesso desbloqueado para redes sociais. Compra interna: baixe o app “full”.

Download_on_the_App_Store_Badge_US-UK_135x40

 

 

1 Comment

Leave a Reply