Receita para criança comer bem: diversão na cozinha

Posted on Apr 7, 2014 in 0 a 4 anos, 4 a 8 anos, Apps, Para fazer junto | No Comments

Desisto. Sou um fracasso de mãe. Mea culpa: minha filha vai ser desnutrida, obesa e junkie. Só pode ser esse o futuro dela, de acordo com todas as matérias com nutricionistas que têm a fórmula mágica para fazer crianças comerem até jiló.

Meu sonho de consumo...

Meu sonho de consumo…

Eu juro que faço tudo o que eles recomendam, mas nada dá certo. Primeiro, porque criança não é boba. Não importa como eu disfarce a abobrinha – minha filha sempre sabe que é abobrinha. E, apesar de eu comer com minha cria, valorizar a hora da refeição e tudo o mais, tenho problemas com essa história de continuar oferecendo os alimentos mesmo que a menina não coma. Eu sei que a maior parte dessa comida vai parar no lixo, e não acho isso nada bonito Então, como tenho feito muito ultimamente, apelei pro iPad. E sabe que foi bom?

Fácil de navegar e bem interativo

Fácil de navegar e bem interativo

Descobri alguns apps que usam diversão para incentivar os pequenos a comer. O mais bacana é o We Cook It, da Mango Tree. Ele oferece algumas receitas (quase sempre) saudáveis, simples de preparar e do gosto das crianças. Cada receita vem com telas simples e claras de instruções, com fotos bem descritivas. Tem até um timer na tela de preparo.

De recitas simples até elaboradas

De recitas simples até elaboradas

Ao final da apresentação da receita, o app incentiva o pequeno chef a tirar uma foto do que preparou e compartilhar dentro do app. Essa é a parte que minha filha mais curte. Além disso, as crianças podem publicar suas próprias receitas e até invenções.Usuários podem conferir e dar nota para a receita ou sugerir melhorias, por exemplo.

20140407-094304.jpg

O app alerta sobre ingredientes que podem causar alergia

O maior mérito do app não está no app em si, mas no que promove: que a criança arregasse as mangas e cozinhe junto com os pais. Nesse processo, ela ganha intimidade com ingredientes, fica curiosa sobre preparos e se interessa em experimentar aquilo que ela mesma cozinhou. Óbvio que isso tudo só funciona se os pais tiverem tempo, paciência e se dedicarem ao um momento culinário. E óbvio que o app não é mágico, e a minha filha continua fazendo cara de nojo quando vê uma salada. Mas a relação da criança com a comida fica mais interessante, divertida e leve.

20140407-094350.jpg

A gente tem se divertido. E, se nem isso funcionar, talvez eu apele para o método da minha mãe: “ninguém sai da mesa se não comer todo o espinafre!”. Brincadeirinha…

Screen Shot 2014-04-07 at 10.51.20 AM

Baixe aqui.

US$ 2,99. Em Inglês.

A partir de 4 anos (se acompanhado por adultos).

Sem propaganda e sem compras internas. Dá acesso a redes sociais.

Leave a Reply