Semana Sem Tela 2014. Vai encarar?

Hoje começa a Screen Free Week. Uma campanha da Campaign for a Comercial Free Childhood para jogar luz no tema controverso do tempo em que as crianças passam em frente a diversos tipos de tela: TV, computador, celular, iPad… O evento vem ganhando força a cada ano, principalmente após a publicação das mais recentes pesquisas feitas com crianças nos EUA. Alguns números preocupantes:

facts.001Esse é um debate do qual o iPadfamilia faz questão de participar. Aí, você pergunta: Ué, mas vocês não incentivam o uso do iPad? Sim! Mas é o uso saudável do iPad. Não queremos seu filho grudado numa tela o dia inteiro. Testamos MUITOS apps para fazer uma peneira e recomendar só o que achamos adequado às suas crianças. E não é nada fácil um app passar pelos nossos critérios de qualidade. Buscar conteúdo digital de qualidade é parte do esforço para promover uma infância de qualidade. A gente gosta de brincar lá fora. Por isso, é também nosso papel dizer que o iPad tem que ter limites.

Foto baristanet

Foto baristanet

Não vou aqui repetir o que todo mundo já sabe sobre o que é ideal para o desenvolvimento de uma criança – tempo livre, natureza, amigos etc. Dito isso, o iPad já é um recurso natural para as nossas crianças e é importante que os pais acompanhem o uso dessa ferramenta. É como sempre digo por aí: o iPad não é bom ou ruim. Ele é só um aparelho. O que  torna o iPad bom ou ruim é o conteúdo que baixamos e o modo como deixamos as crianças usarem.

bom.001Lá em casa, minha filha não usa iPad todo dia, porque ela mesma não pede. Quando usa, é no aparelho com apps que eu selecionei – sempre desconectado – e quase nunca por mais de 1 hora. Por outro lado não vou ser hipócrita: quando a menina acorda as 5 horas da manhã num sábado, pode acreditar que entrego o santo iPad a ela sem receio! A TV e o iPad salvam muitas mães no dia-a-dia. Eu odeio radicalismo: acho que cada família sabe de si e olho torto quando os americanos surgem com um número mágico de quantas horas as crianças podem encarar uma tela. Mesmo por que, o que é melhor: 1 hora por dia num game ruim ou 2 horas por dia em apps educativos como os que apresentamos aqui?

Por isso é que o iPadfamilia apóia o Screen Free Week como uma oportunidade para pensarmos sobre o que é melhor para as crianças. Afinal, o debate do tempo de tela não deixa de ser um debate sobre o estilo de vida de toda família. Os limites do uso do iPad são os pais que estipulam. E quanto mais os pais se informam sobre o assunto, melhores recursos têm para determinar esses limites.

O único problema que vejo nessa campanha? Acho que desligar as crianças das telas por uma semana não é sábio. O que é inteligente e necessário é avaliar o que elas vêm, como e convida-las a pensar com você sobre o que é o melhor. Francamente, não vou impor uma semana offline (mesmo porque eu não tenho como trabalhar sem todas as minhas telas!!!). Mas estou acompanhando a hashtag #screenfreeweek para entender os pontos em discussão e pensar sobre eles.

Então, fica nossa dica: não precisa ser radical e desligar tudo ai em casa. Mas vale pensar no assunto com calma. Essa semana a gente vai dando algumas dicas do que fazer no tempo de tela livre com os pequenos. Acompanhe a gente no Facebook, Twitter e InstagramAgora, com licença, minha filha já está reclamando que estou há tempo demais em frente ao computador.

1 Comment

  1. iPad Família » Semana do Brincar. Apps que brincam fora do iPad.
    27/05/2014

    […] o uso saudável do aparelhinho. Como em tudo na vida, é preciso moderação e saber quando é hora de desligar. Para ajudar a provar minha teoria, aqui vão alguns aplicativos que unem o iPad com o mundo lá […]

    Reply

Leave a Reply